Blog: Saiba Mais

Como cuidar da carreira, DE VERDADE!

Carreira tem sido um tema recorrente na mídia e nas conversas do dia a dia. Podemos dizer que é o “tema do momentoâ€. Mas muito pouco do que se ouve podemos considerar como verdade para todos os profissionais. Há mitos, idéias ultrapassadas e até afirmações que podem ser verdadeiras para alguns profissionais e segmentos de mercado, mas não para todos.

Comecemos então pela definição de Carreira: é um processo cujo “proprietário†é a própria pessoa, e não a empresa.

Sendo assim, cabe ao próprio profissional definir qual caminho trilhar na sua vida profissional, como e onde (em que contexto) aplicar seus conhecimentos e competências e que investimentos fazer no próprio desenvolvimento. Fazer escolhas, é, portanto, fundamental para gerir a própria Carreira de forma adequada.

Cuidar da carreira implica em direcionar a energia, empreendendo os esforços necessários, muitas vezes de longo prazo, para alcançar a situação desejada. Optar pelo que se quer é bem diferente de aceitar o que aparece.

Não há carreira “fácil†ou que “dê mais dinheiro†e sim esforços contínuos, estudo, conhecimento de mercado, construção de redes de relacionamento na direção que se deseja.

Neste sentido, outro aspecto importantíssimo da gestão de carreira está relacionado à necessidade de autoconhecimento.

Saber quem você é, quais são as suas competências e diferenciais, quais as condições em que vc produz melhor, em que você pode agregar valor à empresa e o que você quer na sua carreira e na vida são temas fundamentais e que podem ajudá-lo(a) a se posicionar de forma diferente nas situações de trabalho.

Para fazer escolhas com consciência, o autoconhecimento é requisito indispensável. Escolhemos com base no que conhecemos de nós mesmos. Conforme vamos vivendo as experiências, e refletindo a respeito, o autoconhecimento pode ir se aprofundando, daí a necessidade de revisitar os planos para a carreira à luz deste movimento incessante da vida.

Já é uma prática de muitos profissionais reservar um tempo, pelo menos uma vez por ano, para avaliar como foi o período, se os objetivos foram atingidos, como está o seu nível de satisfação, e planejar ou rever os próximos passos. É altamente recomendável a criação deste ritual de revisão e reflexão, pois é uma maneira de abrir espaço para estas questões que muitas vezes ficam por baixo do pano no dia a dia corrido de trabalho.